Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professora da Unemat em Alto Araguaia pesquisa vertentes da literatura de cordel
Professora da Unemat em Alto Araguaia pesquisa vertentes da literatura de cordel
02/03/2006 15:02:38
por Coordenadoria de Comunicação Social

Mais de duzentos folhetos com literatura de cordel ilustrados em xilogravura (figuras gravadas a partir de matriz em madeira) configuram material de pesquisa para professora de Letras da Unemat de Alto Araguaia. A intenção é traçar as vertentes deste estilo literário no Brasil.

Dentre os grandes cordelistas brasileiros estudados, a pesquisa vai se concentrar na produção de Gonçalo Ferreira da Silva. Autor de literatura de cordel com mais de 200 folhetos publicados e, hoje, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC)- localizada em Santa Tereza, na cidade do Rio de Janeiro.

Autor de produção densa, marca sua atuação como pesquisador, poeta, contista e, principalmente, na literatura de cordel. Uma forte característica de sua obra é a abrangência dos temas abordados.

Em conversa recente com o autor, a professora Renata Chicarelli de Andrade conta que Gonçalo Ferreira da Silva afirmou que os folhetos com maior vendagem no Brasil são os de humor. Entretanto, os versos com maior qualidade poética são encontrados quando o cordelista canta o cangaço. O autor ainda produziu diversos títulos com a temática voltada para ciência e política. Devido ao grande número de assuntos tratados, o estudo vai se concentrar em folhetos que reúnem temáticas semelhantes.

A pesquisa nasceu do interesse demonstrado por Cristiane Araújo Nunes, acadêmica do oitavo semestre de Letras, em estudar o autor paraibano Ariano Suassuna no trabalho de conslusão de curso. Entretanto, “com o caminhar, pudemos contatar que Suassuna não é um cordelista, mas se apropria de personagens da poesia popular em sua literatura. Acabamos conhecendo mais a fundo a rica produção de Gonçalo Ferreira da Silva”, explica a professora do Departamento de Letras, Renata.

Trazida de Portugal, a literatura de cordel instalou-se em Salvador, Bahia, por volta de 1763. Dali se espalhou para os demais estados do nordeste brasileiro. Hoje, esse estilo literário está presente nas formas escrita e oral, representada pelos repentistas. Entretanto, os registros históricos ainda são muito vagos. A Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi criada em 1988. Atualmente, o corpo acadêmico da ABLC é composto de 40 cadeiras de membros efetivos.

Danielle Tavares

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada